A essa altura você já deve saber que as técnicas usadas para gamificação são basicamente aquelas usadas em jogos que provocam o desejo nos participantes a continuar tentando obter êxito porque ao final haverá uma recompensa. Assim é preciso saber o que os desenvolvedores de jogos sabem para que possa aplicar corretamente. Em jogos digitais, diferente dos jogos presenciais, é preciso pensar com lógica de raciocínio para que possa antecipar quais as possíveis jogadas que os usuários poderão optar.
Se, este é a principal palavra usada em qualquer linguagem de programação e que agora deverá passar a ser sua também. Um jogador de Xadrez poderá levar vantagem nesse momento, pois seu cérebro já possui esse padrão de pensamento. É importante antecipar toda e qualquer possível jogada, mesmo aquelas que aparentemente ninguém faria em sã consciência.
Se você joga Xadrez sabe que a peça mais poderosa no jogo é a Rainha, ninguém jamais pensaria em desprotegê-la não é mesmo? Errado, se você estiver em uma situação perigosa neste jogo, seu oponente está dominado as jogadas, você pode simplesmente oferecer sua Rainha como um "boi de piranha", é uma boa forma de desestruturar o raciocínio de seu adversário. É a chamada jogada de Mestre.
Primeiro, faça a pontuação fácil. Evite algoritmos ou fórmulas complicados. Os alunos devem ser capazes de vincular diretamente suas ações e atividades a uma pontuação para que eles saibam o que eles precisam fazer para ser bem sucedido. Em segundo lugar, determinar o que acontece em vários cenários de pontuação antes do tempo.
Executar vários cenários para ver o que acontece - o que é um aluno recebe cada pergunta errado ou certo ou ignora todas as perguntas. Sim, pode ser um cenário que nunca vai acontecer, mas, se você pode imaginá-lo, os alunos vão fazê-lo. Você quer saber de quaisquer problemas potenciais antes do tempo, não durante o processo.
Tenha sempre em mente que este é um jogo no qual não deverá existir perdedores, todos deverão ganhar. Afinal de contos o que nos interessa é o aproveitamento dos conteúdos e não a forma como foram obtidos. Lembre-se de que a Gamificação não é seu principal objetivo, mas sim um recurso para alcança-lo.
|
|