Você está aqui

Owpoga - EAD Livros Email Marketing
 
Advertising

Menu
«    »

Email Marketing seu vendedor digital

Boas práticas

Como construir uma lista de e­mails de qualidade

Este é o primeiro passo para uma estratégia qualificada. Muitas são as empresas e pessoas que cometem o erro de adquirir listas de email de forma comercial, ou seja comprando. Apesar de parecer interessante pela comodidade e rapidez, não é a coisa correta a se fazer.

Por que não comprar listas de e-mails prontas

Realmente é uma tentação conseguir facilmente 20, 50, 100 mil contatos. Porém, essas pessoas não autorizaram que seu e-mail seja vendido, nem que recebam seu contato e possivelmente sequer têm interesse no que você tem a dizer. As listas prontas também trazem muitos endereços falsos, inexistentes, com erros de digitação, que indicam aos provedores que você está praticando spam. E você poderá ser penalizado por isso.
Este é um recurso que poderá prejudicar a imagem da sua empresa. Embora construir uma lista de e-mails de qualidade demande tempo e esforço, esta é a maneira correta de se realizar este trabalho.

Boas praticas

Solicite autorização


Somente envie mensagens para quem autorizou explicitamente o seu contato. Este é o opt-in, onde geralmente o e-mail e a autorização são fornecidos em um pequeno formulário, como cadastro de newsletter, download de materiais ou até mesmo em seu sistema de contato (fale conosco).
O ideal é que exista a opção “quero receber ofertas e conteúdos por e-mail” para ser marcada.
Deixe claro o que você fará com as informações colhidas, em sua página "termos de uso".

Uma garantia a mais de que a pessoa realmente quer receber seus conteúdos é o double opt-in. Nesse caso, ela não só informa seu e-mail e autoriza o contato, mas também confirma o cadastro através de um link enviado para sua caixa de entrada. Ofereça sempre a opção para a realização de descadastramento simples e prático, é tão importante quanto oferecer o opt-in.

Depois de informar o contato a você, as pessoas podem mudar de ideia, de interesses, ou simplesmente não gostar dos seus conteúdos. A maior preocupação povoa as mentes dessas pessoas é com relação a quantidade de mensagens que receberão, ninguém gosta de caixa de email lotada, mesmo porque alguns webmails limitam o armazenamento de mensagens, e quando suas caixas atingem estes limites, o sistema simplesmente começa a bloquear novas mensagens, e isto pode ser prejudicial ao usuário. Manter um fluxo periódico de envio de mensagens com um bom "espaço" entre cada uma delas, é importante para que seus "clientes" não removam seus emails da lista. Ofereça a opção de descadastramento, em local visível, não complique a vida do usuário.

Melhor deixá-lo ir embora do que ter um contato na base que não abre nenhum e-mail e diminui sua taxa de entrega, ou que vai as redes sociais criticá-lo. Mantenha sua lista atualizada, limpar a lista periodicamente, procurando sempre saber se os emails continuam válidos.

Quando suas mensagens não são entregues por algum motivos, os servidores enviam mensagens (relatórios) de erro para os envios. Você perceberá que estes contatos são classificados como:
  • hard bounce: indica que o endereço não existe ou tem algum erro de digitação.
  • soft bounce: refere-se a contatos com caixa de entrada cheia ou alguma instabilidade do servidor que não permitiu a entrega do e-mail.
Este procedimento poderá variar em diferentes servidores de emails.

O que fazer com cada um deles?

Com os “hard bounce”, simplesmente elimine todos eles.
Quanto aos “soft bounce”, realize pelo menos três envios; se essa classificação persistir, elimine-os também. Muitos usuários possuem contas de emails apenas para conseguir acessos oferecidos pelas técnicas mencionadas acima, assim, muitos caso não sejam confirmados (double opt-in) poderão nunca ver suas mensagens. Assim você evita a perda de tempo e dinheiro com mensagens que não serão entregues.

Lembre-se: melhor ter uma base menor, mas qualificada, do que ter milhares de e-mails, sendo que muitos são inúteis.






Advertising

Menu
«    »


Outras leituras que podem interessar: