Você está aqui

Owpoga - EAD Livros 10 observações sobre Gamificação
 
Advertising

Menu
«    »

10. Teste a experiência...

hacker

Antes de lançar o programa de gamificação para todos os seus 10.000 clientes, teste-o com um pequeno grupo-piloto. Você vai encontrar falhas, fraudes e atalhos que você nunca imaginou.

Os seres humanos estão entre as criaturas mais criativas do planeta, eles vão encontrar coisas que você não antecipou. Aprenda sobre esses elementos de antemão, conduza um playtest (ou dois ou três).

Neste momento é que se encontra os possíveis erros de avaliação do curso baseado na técnica de gamificação. O sistema de controle de pontos deverá ser monitorado constantemente, assim como as ferramentas que avaliam a evolução de cada aluno. Para grupos pequenos de alunos, você poderá realizar pequenas intervenções fazendo perguntas que não constam do processo, perguntas individuais para que seu aluno precise dar sua resposta pessoal e portanto confirmar o conhecimento adquirido.

Alunos que "burlam" sistemas de avaliação, geralmente nem se dão ao trabalho de maquiar as respostas e ou variar as pontuações.

Quebrando as regras

Pessoas envolvidas com jogos digitais são aquelas que mais se aproximam de um hacker, pois elas estão mais informadas sobre como quebrar regras de jogos.
Se seu sistema de avaliação de desempenhos for baseado em questionários, lembre-se de criar uma extensa base de dados para que randomicamente seja aplicada a seus alunos, isso dificultará para que eles encontrem respostas pela internet.








Advertising

Menu
«    »


Outras leituras que podem interessar: