Você está aqui

Owpoga - EAD Livros 10 observações sobre Gamificação
 
Advertising

Menu
«    »

5. Use a ciência para...

Relembrando

Existem dois poderosos mecanismos embutidos em muitos esforços de gamificação:

  • Recuperação espacial(espaçada).
  • Recuperação individual.

A prática de recuperação requer que os alunos relembrem a informação em vez de simplesmente reler ou escutar/assistir novamente arquivos de mídias vinculados ao "curso".

Uma revisão da literatura científica revela que os benefícios da prática de recuperação têm sido conhecidos há pelo menos 100 anos, e eles têm sido demonstrados com muitos grupos diversos. A prática da recuperação individual (sozinha) pode fornecer o desempenho melhorado da recordação por tanto quanto 10-20 por cento. Portanto, peça aos alunos que lembrem o conteúdo e aja de acordo com as perguntas sobre o conteúdo que respondem ao recall, que é uma ótima maneira de ter prática de recuperação.

A recuperação espacial envolve fornecer aos alunos um questionário ou conteúdo do curso espaçado ao longo do tempo. Ele também está entre as descobertas mais sólidas em pesquisa de psicologia educacional . Acontece que quanto maior a quantidade de espaçamento entre os eventos de recuperação, maior o benefício potencial para retenção (24 horas é ótimo).

Recuperação espaçada ajuda os alunos a manter o acesso a informações memorizadas durante longos períodos de tempo porque o espaçamento promove o processamento mais profundo do material aprendido. Também evita dois problemas inerentes à prática de massa (aprendendo todas as informações ao mesmo tempo); e os problemas da fadiga do aluno e a probabilidade de interferência com o aprendizado anterior e posterior.

Quem me vê?

Tenha em mente que existem também varias outras formas de se fazer a fixação de conteúdos, como por exemplo fazendo sempre associação dos conteúdos a imagens ilustrativas.





Advertising

Menu
«    »


Outras leituras que podem interessar: