Você está aqui

Owpoga - EAD Livros 10 observações sobre Gamificação
 
Advertising

Menu
«    »

4. Crie uma história/contexto

Enredo/Narrativa

Uma maneira particularmente poderosa de motivar os indivíduos é dar significado às ações e idéias, enquadrando-os dentro de um contexto apropriado. Explique por que os alunos estão ganhando pontos, quem eles estão tentando salvar, por que eles estão procurando por um tesouro. Lembre-se, a gamificação funciona bem quando está dentro de um contexto - crie uma razão pela qual os alunos devem interagir com o conteúdo que você criou.

Uma técnica bastante interessante, quem vem sendo aplicada já há alguns anos principalmente na área médica, é a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem based learning - PBL). Nesta metodologia são apresentados casos reais ou não, para que possam ser discutidos de forma a se encontrar soluções.
Essa metodologia foi inicialmente desenvolvida para aulas presenciais que contavam com o acompanhamento de um tutor. Hoje em dia, já estamos adaptando para o ensino a distância.
Em meus trabalhos com EAD para área de saúde, estamos trabalhando com esse formato desde 2001. É claro que de lá para cá, aprendemos muitas coisas principalmente com relação a transição didática, tanto da metodologia quanto dos materiais.





Advertising

Menu
«    »


Outras leituras que podem interessar: