Você está aqui

Owpoga - EAD Livros 10 observações sobre Gamificação
 
Advertising

Menu
«    »

2. Considere seriamente...

Vencedores e vencidos

Isto pode soar estranho vindo de um defensor de gamificação, mas muitas vezes eu vi soluções simples e fáceis, para problemas de aprendizagem, que passaram da "moda", foram deixadas de lado simplesmente porque outras técnicas surgiram e são amplamente divulgadas.
Eu não acho que gamificação seja uma moda passageira, acredito que seja mais uma alternativa técnica poderosa que pode agregar valor às práticas já existentes.

O modismo, como todos sabemos acontece em qualquer área, na aprendizagem não é diferente.
No entanto é preciso conhecimento e cautela na seleção de recursos.

Vale destacar que a base da gamificação é, como para todo jogo, a glória da conquista. Não é mesmo?

As disputas atuam diretamente na vaidade das pessoas, pois para os "vencedores", significa uma posição de destaque (status), alvo de inveja. Já para os "perdedores", pode representar até o fracasso profissional.

Bullying

É importante ressaltar que muitas pessoas não lidam bem com derrotas, e podem, por esse motivo, desistir no meio do caminho, caso não tenha êxito nas conquistas.

Em mais de 15 anos de experiência em ensino a distância, já vi muitas pessoas abandonarem cursos importantes, apenas porque ficaram com medo de expor suas opiniões nos fóruns propostos.

Pessoas com mais idade, como profissionais da área médica por exemplo, com certa razão, ficam amedrontadas de pensar que seus conhecimentos serão comparados com outros participantes.
Acredito que muito além do uso de técnicas e recursos tecnológicos, é necessário que se conheça o ser humano, suas carências seus anseios e suas limitações.

Mesmo se você eventualmente usar uma solução gamificada, o processo de pensar através alternativas é uma boa forma de planejamento.
Se uma solução alternativa oferece um ajuste melhor ao seu público alvo, use-a.
Pense apenas na gamificação como uma solução de aprendizado quando faz sentido e ressoa com o seu publico alvo.







Advertising

Menu
«    »


Outras leituras que podem interessar: